Profa.Dra. Lilian Maria Ghiuro Passarelli
Disciplina: Ação Pedagógica do Formador: Saberes e Práticas
Aula 11/03/14
CÓDIGOS DE CORREÇÃO
CR: crase;
C: concordância (nominal, adnominal);
Vg: vírgula;
A: acentuação;
ER: emprego de relativos (em que, pelo qual, etc.);
R: regência;
P: paralelismo;
V: falta algo importante no texto;
Pt: pontuação;
CP: colocação pronominal (pronome em relação ao verbo - uso do SE);
O: ortografia;
~~: palavra inadequada.
CP - Colocação Pronominal
Próclise - pronome na frente do verbo. Ex.: não se sabe;
Mesóclise - pronome no meio do verbo. Ex.: tratar-se-ia;
Ênclise - pronome no final do verbo. Ex.: importava-se com o sucesso no trabalho;
Fenômenos de Hipercorreção e Ultracorreção (tentar fazer do modo mais correto possível)
CR - Crase
Fenômeno e não acento;
Utilização de aspas no texto. Ex.: "que texto 'doído' ".
Para citação de mais de dois autores: et el. (e outros).
www.leffa.pro.br/abnt.htm
Trabalho para 25/03/14:
- Leitura do texto: Bernard Charlot - Da relação com o saber, elementos para uma teoria, cap.6;
- Produção:
Relato de uma dia na vida profissional ou uma jornada sobre a prática.
Criar duas colunas e articular com os referenciais teóricos de Marli E.D.A.de André / Marili M.da S.Vieira e Bernard Charlot;
Trabalho disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0B80jhmeRsZbEX25DR0ZKS1g2NjA/edit?usp=sharing
Dicionário Houaiss -
http://houaiss.uol.com.br/
Aula 25/02/14
Leituras para discussão:
Tardif: Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente:
- Três desdobramentos da dimensão pedagógica (do fazer pedagógico);
- Saber: teórico, técnico;
- Saber fazer: profissional, currículo, experencial;
- Saber ser;
Hiperônimo: Abrange "toda" a ideia. Ex.: animais, felinos;
Hipônimo: Foca determinada ideia. Ex.: leão, ligre;
Modelo para Trabalho Acadêmico
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DE SÃO PAULO
Curso: Mestrado Profissional em
Educação
Programa: Formação de Formadores
Disciplina: Ação Pedagógica do
Formador: Saberes e Práticas
Prfa.: Dra. Lilian Maria Ghiuro
Passarelli
Aluno:
Fabrício Rodrigo Marques
Referência Bibliográfica
MARLI, M.E.D.A., VIEIRA, M.M.S. O coordenador pedagógico e as questões dos saberes. In: ALMEIDA, L.R., SOUZA, V.M.N. (orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2012, p.11-24. - LEA: Lugar, Editora e Ano.
Linhas 2, 3 ou mais, recuo de 0,70.
Paragrafação:
- Papel: A4;
- Margens: 2, 2, 2 e 2;
- Medianiz: 0;
- Formatação: Times New Roman;
- Fonte: 12;
- Espaçamento entre linhas: 1,5;
- Parágrafos: justificados;
Aula 18/02/14
ALTERIDADE
Leituras para discussão:
Tardif: Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente:
- Sumarização (técnicas) -> produção de texto, leitura e técnicas de estudo;
- Saberes docentes e formação profissional;
- O coordenador pedagógico e o formador na contemporaneidade;
Leituras auxililiares:
Humberto Eco: Como se faz uma tese (tecnologias):
- Escolha lexical;
- Citação;
- Paráfrase;
- Conteúdo e caminho (juntos);
- Diferença entre saber (vem da prática, saberes sociais) e conhecer (abstrato);
Leitura prospectiva: Títulos, subtítulos (entendimento principal):
- Utilização do lápis como marcador;
- Criação de "códigos" ou mecanismos de busca;
- Anotar a palavra chave da marcação. A anotação é importante? Porquê?
- Qual o objetivo do autor? O que ele pretende?
- Como o autor atingiu este objetivo? (metodologias)
Modalização (resguardo do uso da palavra)